In The Court of the Crimson King – King Crimson (1969)

Publicado: agosto 5, 2012 por Mondor-san em Uncategorized

Olá! como eu não pude postar ontem por problemas técnicos, decidi postar hoje a minha coluna de Sábado “O Melhor do Prog”. Para quem não sabe, o rock progressivo (ou simplesmente Prog Rock) é um gênero que surgiu do Rock Psicodélico de bandas como Jefferson Airplane (e por mais que me doa admitir , Beatles), você pode traçar o inicio do gênero no inicio do anos 60 com bandas do sub-gênero protoprog, ou seja, as primeiríssimas bandas que já apresentavam elementos que se tornariam essenciais para o rock progressivo que iria se formar de forma concreta apenas em 1969 com In The Court of the Crimson King, largamente reconhecido como um dos melhores álbuns já lançados, uma verdadeira obra prima a qual irei esmiuçar nas próximas linhas de texto.

Imagem

1 – 21° Century Schizoid Man (duração: 7:21)

Na verdade, In the Court of the Crimson King foi o primeiro album de prog rock que eu ouvi, lá estava eu no intervalo do colégio, e um amigo disse que tinha um “álbum muito bom” e colocou este cd para tocar no som. Sabe quando falam de primeiras impressões? pois é está é uma primeira impressão fantástica, ele começa com alguns sons “aleatórios”  que vão crescendo até que de repente até que os sons param e vem uma guitarra perfeitamente sincronizada com a guitarra formando o tema principal da musica, com 9 notas  que se repetem durante todo o álbum enquanto a bateria e o baixo (com um pouco menos de destaque mas não menos importantes) acompanham de forma magnífica a musica. a letra fala das neuroses do homem moderno e do “distante” século vinte e um.. Sinceramente, para mim a letra não é tão importante quanto a parte instrumental mas ainda assim não posso deixar de falar disso.

 

2 – I Talk to the Wind ( duração: 6:05)

Essa musica já mostra um elemento importantíssimo do rock progressivo, ou seja, os instrumentos de musica erudita, como o suave clarinete (me corrijam se estiver errado), e a clássica flauta transversa. este álbum é extremamente suave, com uma letra muito subjetiva e aberta à interpretações. Genial.

3 – Epitaph (Duração: 8:47)

Uma musica que foi descrita pelo meu amigo como “perfeita para o suicídio”, ela é depressiva  e lenta, com uam letra que como o nome sugere fala da morte. a musica não prossegue, ela se arrasta ao final, como uma grande tragédia.

 

4 – Moonchild (duração:12:13)

Uma outra musica belíssima, a letra dessa vez fala (penso eu) da “Criança da Lua”, uma espécie de ninfa das montanhas que colhe flores e espera pela “Criança do Sol” (Sunchild), a musica ao todo é divida em algumas partes, a primeira, que é a parte principal, vái até 2 minutos e 20 segundos, depois a musica segue de forma extremamente lenta em direção ao final, com sons calmos  barulhos aleatórios e a bateria que aparece nos momentos mais imprevistos.

5 – In The Court of the Crimson King (Duração: 9:25)

Lembra que eu falei que In The Court of the Crimson King foi o meu primeiro álbum de prog? pois é, essa foi a primeira musica que eu escutei, só que não lembrava, quando eu era criança, eu não sabia que musica era essa, mas só quando fui escutar de novo com meu amigo eu me lembrei, realmente uma musica fantástica, grandiosa, terrível, opressora….tudo isso e mais, A letra fala do Rei Escarlate e não faz lá muito sentido, parece falar da corte desse rei e das loucuras que lá se passam, mas como eu sou péssimo com interpretação de texto eu não consigo pensar em nada que seja análogo à isso no mundo “real’ e talvez essa seja a genialidade da musica e do álbum como um todo.

Pontos positivos: A parte instrumental é sensacional, uma das melhores coisas que já ouvi em toda a minha vida. A letra apesar de ser aberta encaixa muito bem na musica, como uma segunda camada de instrumentação)

Pontos Negativos: A musica Moonchild é linda, mas a segunda parte parece aleatório demais para mim, mas isso é tão subjetivo da minha aprte que não posso tirar pontos do álbum por causa de uma opinião.

Veredito: Um digno merecedor de um 10 pontos de 10, perfeito.

Enfim, é isso, espero que tenham gostado meu mais longo review até agora.

links:

Download:

http://thepiratebay.se/torrent/6395652/King_Crimson-_In_The_Court_of_the_Crimson_King_%5B_320kbps%5D_

ProgArchives (uma grande fonte de pesquisa sobre o assunto):

http://www.progarchives.com/

obs: Eu sei que não é a proposta do blog falar sobre obras tão famosas como essa, porém, eu não posso falar de rock progressivo sem pelo menos falar sobre esse álbum, que faz parte da minha formação musical e um dos grandes parâmetros para mim a respeito de musica em geral.

Deixe um comentário